Métodos de irrigação: Gota-a-gota

Tubo de irrigação gota-a-gota

O método de rega gota-a-gota consiste num sistema capaz de distribuir a água junto à raiz da planta, poupando desta maneira muita água.

Este método é utilizado principalmente em horticulturas, floriculturas, estufas e cultivos em que pode ser prejudicial molhar a planta toda.

É um sistema amplamente utillizado dado à facilidade de instalação, a sua economia quer no que diz respeito ao consumo de água, quer no que toca aos equipamentos e acessórios utilizados e à eficiência em relação a outros métodos de regadio.


O sistema básico de irrigação deste método é composto por uma mangueira, ou tubo (tubagem), gotejadores ou micro aspersores e uma fonte de água.
Normalmente nos sistemas mais simples e pequenos o método funciona por gravidade, o que significa que a água pode ser distribuida directamente da rede, ou de um depósito que esteja acima do terreno a irrigar. Em sistemas de tamanho maior, é necessária alguma pressão, pelo que pode ser conveniente a utilização de um motor.

Equipamento colocador de gotejadores
Para a instalação, distribui-se a tubagem, preferencialmente de boa qualidade, ao longo da plantação tendo em conta que se pode aplicar à superfície, abaixo ou acima do solo. Para esta escolha, conta mais o tipo de cultivo, do que o material e acessórios utilizados. Em seguida, escolhe-se a posição dos gotejadores de forma a que hidratem a zona da raiz da planta. Depois, é só abrir a água.

Gotejador de sistema de irrigação
Para o caso de se querer montar um sistema de irrigação mais eficiente, se podem utilizar diversos acessórios de rega para irrigação, tal como programadores, sensores, válvulas, etc. de modo a manter o sistema em bom funcionamento e a evitar o desperdício de água. Por exemplo, um sensor de precipitação, faria com que o sistema fosse desactivado em caso de chuva, ou um sensor de humidade do solo, activaria o sistema apenas quando a hidratação do solo assim o indicasse.


Para cultivos onde a relação entre a economia de água e a productividade da plantação não é tão relevante, existem os temporizadores que ligam o sistema de irrigação a determinadas horas e por um determinado período de tempo. Com a utilização dos temporizadores, consegue-se um sistema de irrigação semiautomático, já que permite o funcionamento sem supervisão de uma pessoa, mas como não reage ao estado climatérico, não é tão eficaz no que diz respeito à poupança de água, uma vez que pode activar o sistema quando na realidade a planta não precisaria de ser irrigada.

Existem ainda muitos outros equipamentos tal como filtros, válvulas com diversas funções como retirar ar da tubagem, etc que tem como principal finalidade manter o sistema operacional e em bom estado para uma rega mais eficiente.

algumas vantagens do método de rega por gota-a-gota

  • Instalação fácil. Não é necessário uma grande infra-estructura nem condições técnicas para implementar este método de irrigação
  • Economia. Reduz o desperdício de água e os materiais e acessórios são mais económicos em relação a outros sistemas de rega
  • Precisão. Uma vez que a água é distribuída em pontos seleccionados, torna o sistema mais eficaz em relação a outros métodos de regadio
  • Ecológico. Além de poupar no consumo de água, também não provoca o desgaste nem a erosão do terreno

Em resumo, o sistema de irrigação por gotejamento, é um sistema que permite uma eficácia de até 95% no consumo de água o que o torna uma escolha lógica para quase todos os tipos de culturas e terrenos. Para garantir um bom funcionamento, os equipamentos e acessórios de rega empregados, devem ser de boa qualidade.

Tem dúvidas ou sugestões sobre este método de irrigação?

Porque não os partilha conosco na secção de comentários?
Ou envie-nos um email para exportacion@risiberia.es com as suas dúvidas!

Até breve e, Boa rega!

Sobre RIS Iberia
Somos uma empresa comercializadora de sistemas de irrigação para todos os espaços verdes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: