Métodos e sistemas de irrigação

Já falamos de sistemas de irrigação, e partilhamos algumas dicas e truques para tornar o seu sistema mais eficiente. Desta feita, vamos falar sobre métodos de irrigação. Em que consistem, que vantagens e desvantagens, e, claro, qual deles deve escolher para a sua plantação ou jardim.
Sistema de Rega Micro-aspersor Centurion
O método de irrigação, é o processo pelo qual um sistema de irrigação faz chegar à plantação, a água que esta necessita. Para que a irrigação seja eficaz e eficiente, teremos que ter vários factores em conta, como o tipo de plantação, o relevo do terreno, o tipo de solo, etc.

Os principais métodos de regadio podem-se dividir em duas classes: os tradicionais e os de pressão. Cada classe tem os seus próprios métodos e sistemas, pelo que é bom considerar todos os factores, de forma a podermos escolher o que melhor convém à plantação e a nós.

Plantação
Os métodos tradicionais são mais utilizados nas plantações agrícolas, valendo-se de sistemas que funcionam à base da gravidade. Entre temos estes o escorrimento à base de regos ou canais, sendo o excesso recolhido numa vala; a infiltração, em que a água é depositada em fileiras entre as plantas e a submersão, que é utilizada em terrenos planos.

Todos estes sistemas tradicionais tem a vantagem de não necessitar de peças e acessórios especiais, com gastos apenas em mão-de-obra. As principais desvantagens são a topologia do terreno, que tem de ser plano e o grau de eficiência que ronda os 40%. Este último ponto é nos dias de hoje muito importante, dada a escassez de água. Para a eficiência destes métodos contam também o tipo de solo, ou seja se é arenoso, barrento, etc.

Os sistemas de irrigação por pressão funcionam à base de tubagens, equipamentos e acessórios de rega, , e as diferenças entre eles devem-se ao modo como a água é distribuída, os materiais necessários e a eficiência de cada um. Os factores para a escolha dependem mais do tipo de plantação do que a própria topologia do terreno
Para os métodos de pressão podemos contar com a aspersão, que vai desde os sistemas tradicionais aos totalmente automatizados. Este método consiste em distribuir a água da irrigação em forma de gotas de água de maneirauniforme, imitando a precipitação natural. O sistema pode ser fixo ou portável e a eficiência é da ordem dos 80%.
Sistema de irrigação por gotejamento
A micro-aspersão ou gotejamento, em que a água é distribuída à planta junto à raiz, com uma taxa de eficácia cerca dos 90%, sendo a eficácia dos micro-aspersores maior do que a dos gotejadores. Este método de rega, utiliza-se sobretudo em cultivos perenes e horticultura.
Os sistemas de pressão também se diferenciam pelos acessórios de distribuição utilizados. Entre os acessórios de irrigação mais comummente utilizados, temos os aspersores radiais, que distribuem a água num raio predeterminado, podendo este ser ajustado à área a irrigar.
Aspersor Grande Alcance
Outro tipo de aspersor é o central ou giratório, que espalha a água uniformemente num raio de 360 °, sendo o seu alcance definido pela pressão da água. Com estes dois tipos de distribuição existem também os canhões de irrigação, tendo um alcance maior que os aspersores, podendo ser de médio ou longo alcance. Por fim, existem os micro-aspersores e gotejadores, que basicamente fornecem a água junto da raiz da planta, sendo a água distribuída por mangueiras ou tubagens.

Como vemos, temos muitos métodos e sistemas de irrigação que podemos utilizar para manter a nossa plantação saudável. Quando chegar a hora de escolher qual deles vamos utilizar, devemos ter em conta a área de cultivo, o grau de eficácia de cada sistema, o tipo de solo e plantação em relação à necessidade de água e todas outras variantes que pesam na escolha de uma opção mais eficiente.

Sobre RIS Iberia
Somos uma empresa comercializadora de sistemas de irrigação para todos os espaços verdes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: